Receba nosso conteúdo por E-mail!!

Receba nosso conteúdo por E-mail!!

OMS ALERTA PARA RESISTÊNCIA DO VÍRUS HIV AO TRATAMENTO DA DOENÇA.

#HIV está registindo aos remédios na Africa e Ásia aponta OMS.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu na última Quinta-Feira, 20, um alerta sobre o aumento da resistência do vírus HIV perante o tratamento realizado por remédios. A conclusão foi baseada em pesquisa realizada em diversos países e apresentada em um extenso relatório.

O relatório, baseado em pesquisas nacionais realizadas em diferentes países, aponta que em 6 dos 11 países pesquisados na África, Ásia e na América Latina, mostra que 10% das pessoas que iniciaram o tratamento antirretroviral possuíam uma cepa do vírus resistente a alguma das drogas anti-HIV mais comumente utilizadas. São eles: Guatemala, Nicarágua Namíbia, Uganda, Zimbábue e Argentina.

No Brasil, foram reportados em pesquisas 1.391 casos com resistência do vírus a medicamentos em novos pacientes. Este número, porém, representa menos de 10% dos tratamentos iniciados recentemente no território brasileiro. Países como México, Colômbia, Camarões e Myanmar também registraram casos em um índice abaixo de 10% do total dos novos tratamentos.

Para a OMS, o crescimento dessas taxas tem o potencial para minar o progresso internacional no tratamento e na prevenção da doença. A organização recomenda, ainda, que, uma vez que o índice de 10% seja atingido, os países revisem, com urgência, seus programas de tratamento. "A resistência aos medicamentos é um desafio crescente para a saúde global e o desenvolvimento sustentável", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. "Precisamos abordar de forma proativa os níveis crescentes de resistência aos medicamentos contra o HIV, se quisermos atingir o objetivo global de acabar com a AIDS até 2030".
HIV está mais resistente aos remédios gratuitos
Filipe Severo
Filipe Severo

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Os conteúdos publicados neste blog são de total responsabilidade do Informativo Blog.

GALERIA DE VÍDEOS