Receba nosso conteúdo por E-mail!!

Receba nosso conteúdo por E-mail!!

CIENTISTAS DO MUNDO INTEIRO EMITEM PREOCUPAÇÃO COM O DESGELO DA ANTÁRTIDA.

#Antártida registra seu terceiro desgelo em 22 anos.


Cientistas do mundo inteiro emitiram preocupação com o gigante iceberg Larsen C que se desprendeu da Antártida, polo ao Hemisfério Sul, na última Quarta-Feira, 12. O iceberg possui 5,8 mil quilômetros. Esse é o terceiro bloco que se desprende do continente congelado.

A ruptura foi confirmada através de satélites da nada que monitoram o espaço em tempo real. O bloco gelado pesa mais de 1 trilhão de toneladas e receberá o nome de A 68. "Estivemos esperando este fato durante meses e nos surpreendeu o longo tempo que a fenda demorou para romper os últimos quilômetros de gelo", explicou Adrian Luckman, do Projeto "Midas".

Cientistas australianos descreveram na Quarta-Feira, 13, a ruptura de um iceberg de 1 trilhão de toneladas da Antártida como: “profundamente preocupante”.

Nathan Bindoff, chefe do Programa Oceanos e Criosfera do Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos, (IMAS), disse que a ruptura aceleraria o afinamento do gelo na Antártida, o que significa que mais rupturas são iminentes. “Os grandes icebergs que se separam das principais barreiras de gelo são um componente crítico da história da Antártida”, disse Bindoff em uma declaração.

Para o cientista, Ian Simmonds, professor da Faculdade de Ciências da Terra da Universidade de Melbourne, o aquecimento global causado pelo homem acelerou o processo. “A ruptura deste enorme iceberg da barreira de gelo Larsen C é profundamente preocupante. Isso ocorre após o colapso de uma parte da barreira de gelo Larsen B em fevereiro de 2002”, disse Simmonds.

Simmonds destacou que: “as causas dessas rupturas são semelhantes. As temperaturas aumentaram drasticamente na região ao longo das últimas décadas. Isso significa que as temperaturas do verão ficam agora geralmente acima do ponto de congelamento, e o derretimento da superfície enfraquece significativamente as barreiras de gelo” disse.
Desgelo na Antártica chama atenção do mundo
Filipe Severo
Filipe Severo

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Os conteúdos publicados neste blog são de total responsabilidade do Informativo Blog.

GALERIA DE VÍDEOS