Receba o nosso conteúdo por E-mail.

Receba o nosso conteúdo por E-mail.

BRASIL TOMA POSSE DA PRESIDÊNCIA DO MERCOSUL.

#Cúpula reuniu lideres para discutirem o futuro do bloco economico.


O Brasil tomou posse da presidência do Mercosul, (Mercado Comum do Sul), nesta Sexta-Feira, 21, após reunião oficial entre lideres do bloco formado oficialmente pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai. À Venezuela não participa da cúpula devido à profunda crise generalizada do país que consiste em razões contrários aos princípios do grupo.

A reunião, que aconteceu em Mendoza, Argentina, tem como pauta núcleo, as negociações com a União Europeia e Aliança Pacífico, (México, Colômbia, Peru e Chile). Na cúpula o Brasil foi representado pelo atual presidente Michel Temer, (PMDB).

As negociações do Mercosul com a União Europeia se arrastam desde 2016 quando o Brasil entrou em profunda e crave recessão. Problemas da Operação Carne Fraca fizeram a União Europeia adiar parcerias com a América Latina por tempo indeterminado.

Os encontros fazem parte de um plano que consiste em aumentar a exportação de produtos de países membros do Mercosul. Entre 2012 e 2016, as exportações do bloco econômico ao resto do mundo recuaram 24%, segundo dados publicados por um jornal argentino.

Para o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, a presidência do Brasil no Mercosul ajudará a acelerar negociações comerciais em andamento. “[Com] o Brasil assumindo a presidência pro-tempore a partir de agora, nós vamos dar continuidade a essas negociações e impulsioná-las”, afirmou, em entrevista ao Portal Planalto.

O Brasil lidera a presidência do Mercosul até Janeiro de 2018 quando o Paraguai toma posse por seis meses.

COMO FUNCIONA? A rotatividade do grupo funciona em ordem alfabética: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A cada seis meses uma nação toma posse como presidente do grupo tornando porta-voz e principal influenciador de negociações internas e externas envolvendo as nações integrantes.
Sede do Marcosul no Uruguai
Filipe Severo
Filipe Severo

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Os conteúdos publicados neste blog são de total responsabilidade do Informativo Blog.

GALERIA DE VÍDEOS