Receba nosso conteúdo por E-mail!!

Receba nosso conteúdo por E-mail!!

SUS TERÁ REMÉDIO QUE CORTA EFEITO DO HIV.

#SUS disponibilizará o medicamento de graça.


O Ministério da Saúde afirmou na última terça-feira, 19, que um comprimido que reduz significativamente as chances de alguém contrair o HIV deve ser incluído na lista de medicamentos gratuitos do SUS, (Sistema Único de Saúde). Se isso acontecer, o Brasil será o primeiro país a adotar uma política pública de prevenção do tipo.

A informação partiu de Adele Benzaken, diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério, durante a 21ª Conferência Internacional de Aids, na África do Sul. A ação foi confirmada pelo Ministério da Saúde.

Anteriormente, o Ministério da Saúde havia anunciado que o medicamento estaria presente na rede pública de saúde no início de 2016, o que não se concretizou.

Conhecido no mundo pelo nome comercial Truvada, o medicamento é usado como profilaxia pré-exposição, estratégia que usa medicamentos para prevenir a infecção em pacientes não contaminados.

Se tomado todos os dias, é capaz de diminuir em até 92% a chance de se contrair HIV, segundo projeções do iPrEx, principal estudo que mediu sua eficácia. Há, porém, efeitos colaterais. Entre eles estão tonturas, dores de cabeça e enjoos.

A pílula que previne o HIV não é recomendada para todos. A OMS (Organização Mundial de Saúde) sugere que homens homossexuais e bissexuais, usuários de drogas injetáveis, profissionais do sexo e outras pessoas que tenham risco de contágio considerem o seu uso.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que “o remédio deverá ser ofertado em serviços para populações com risco acrescido, como travestis, homens que fazem sexo com homens, transexuais e profissionais do sexo”. A estimativa do Ministério da Saúde é de que 10 mil pessoas terão acesso ao medicamento durante o primeiro ano.

cará em Washington por, pelo menos, outros dois anos e meio, tem sentido comprar uma casa ao invés de alugá-la".

O casal sempre afirmou que permaneceria na capital dos EUA até que a filha mais nova, Sasha, terminasse seus estudos na cidade. Obama tem sua residência em Chicago, mas não indicou se pretende voltar a morar em seu estado.
Remédio corta efeito do HIV-AIDS
Filipe Severo
Filipe Severo

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Os conteúdos publicados neste blog são de total responsabilidade do Informativo Blog.

GALERIA DE VÍDEOS